
Biografia: Humberto de Campos
Humberto de Campos Veras, mais conhecido como Humberto de campos, nasceu no dia 25 de outubro de 1886 e teve seu falecimento em 1934. Nasceu na cidade de Muritiba que fica localizado no Maranhão, e que após a sua morte levou o seu nome, filho de Ana de campos Veras e Joaquim Gomes de Farias Veras, virou órfão aos sete anos de idade após a morte do pai e se mudou com sua família para São luís onde iniciou uma nova vida começando o trabalho de forma humilde em um pequeno comercio, depois viajou para o Pará com 17 anos de idade onde passou a ser colaborador e redator de folha .
Foi também inspetor de ensino e teve várias outras profissões antas de sua fama literária. No ano de 1910 publicou seu primeiro livro chamado ``Poeira´´ ,escreveu também crônicas, contos, ensaios, poemas e criticas literárias ,foi eleito o 20º da Academia de letras.
No ano de 1912 mudou-se para o rio de Janeiro onde começou a trabalhar no jornal ``O Imparcial´´, como reitor de escritor. Em 1920, Humberto de Campos penetrou na politica elegendo-se Deputado Federal pelo estado do Maranhão. Em 2928 foi diagnosticado com hipertrofia da hipótese, com a saúde já debilitada em 1933 publicou o livro chamado``memórias´´ sendo o mais importante , onde relata sua trajetória de vida .E essa é um pouco da historia do escritor , jornalístico e politico brasileiro Humberto de Campos.
Notícia: Humberto de Campos
O Acervo literário maranhense é muito rico. Entretanto,os próprios habitantes não tem ideia do quão valioso é. Cidadãos, jornalistas e entidades deram sua contribuição para preservar a memória dos poetas maranhenses. Entre todos os poetas maranhenses ressalta-se o cronista e jornalista, Humberto de Campos.
Pela sua notoriedade ao longo de sua trajetória, tem a honra de ser prestigiado com eventos e espaços geográficos em seu nome.Como um cajueiro em Parnaíba, cidade em que viveu parte de sua infância,cidade, semana espirita escolas que possuem seu nome.
O cajueiro
Na cidade de Parnaíba no Piauí,existe na rua Coronel José Narciso uma área cercada por grades de proteção onde pode ser visto um imenso cajueiro.Cajueiro este plantado no ano de 1896,por Humberto de Campos.Infelizmente para os jovens este fato é desconhecido.
A fama do cajueiro é internacional.Muitos turistas se deslocaram apenas para conhecê-lo.A popularidade do cajueiro se expandiu após a publicação da obra “Memórias”.
Escolas com o nome de Humberto de Campos
Existem tanto escolas particulares como públicas que recebem o nome do cronista e jornalista Humberto de Campos. Como forma de homenagem o governo do Maranhão deu o nome do político a uma escola localizada em São Luís.




Cidade de Humberto de Campos - MA
