top of page

Biografia: Coelho Neto

Nasceu em Caxias, maranhão, no dia 21 de fevereiro de 1864. Filho de Antônio da Fonseca Coelho,  português, e Ana  Silvestre Coelho, índia. Coelho Neto foi, escritor, politico, professor brasileiro. Ele foi membro da Academia Maranhense Letras ,ocupou a cadeira nº 2 .Ao seu seis anos foi com sua família morar no Rio de Janeiro, onde foi estudar na escola Jordão.

Jovem entrou na universidade de medicina, mas não permaneceu muito, tempo  por não se adaptar a frieza da morte e da autonomia, logo depois com  18 anos, entrou na universidade de direito em São Paulo da aonde saiu por se desentender  com um professor, sendo. Transferindo. Para a universidade de direito de recife mas as Lutas Não abolicionista e republicanas. Sem se formar, retoma em  1885 para o Rio de Janeiro onde ao lado dos escritores como olaro belac, luís murat , Guimarães Passos e Paula Ney logo forma um grupo cujas experiências vem a  retratar no romance A conquista, de 1899.

Coelho Neto foi o autor, mais lido no pais durante muito anos , uso de diversos pseudônimos Ao longo de sua vida, nas publicações tanto do Rio de Janeiro quanto de outra cidade, sua extensa obra não se prendia a um só gênero mesmo nos tempos atuais , sua obra e visita como “Cheia de pompa e formalismos, dotada  de artifícios Retóricos”. Entre os principais trabalhos publicados por coelho neto, destacam-se Sertão(1896), Ablum de caliban, contos(1897), A conquista, romance(1899), A bico de pena(1904) ,O mistério(1920),inverno em flor, romance(1897)contos da vida e da morte, contos(1928)Rei negro, romance(1914)Mano, livro da saudade.(1924).

 

Henrique Maximiano Coelho Neto faleceu no  dia 28 de novembro de 1924 no Rio de Janeiro.

Henrique Maximiano Coelho Neto, foi um escritor, brasileiro e professor brasileiro, membro da Academia Brasileira de Letras onde foi o fundador da cadeira número 2.

Coelho Neto, nasceu na cidade de Caxias, mas se mudou a família para o Rio de Janeiro.

Ele dá início a faculdade de direito, onde é bem crítico e expressa suas opiniões de forma que nem todos entendem seu ponto de vista. Em São Paulo participa de movimentos abolicionistas e republicanos, ele entra em conflitos com os professores e volta para o Rio de Janeiro ao lado de três escritor, que se unem e compartilham ideias escrevendo o romance A conquista; ele também é contra a escravatura.

Na política, tornou-se deputado federal, sempre reivindicando sobre os direitos. Ele era extremamente preocupado com a ecologia, e assim escrevendo sobre causas ambientais.

Coelho Neto era um folclorista e possuía uma visão romântica, valorizando a capoeira, defendia a ideia de que ela devia ser ensinada nas escolas.

Sua vida é dividida em três fases, a primeira é de Escritor, a segunda de político e a terceira é a que experimenta ataques modernistas e consequente esquecimento.

 

O espaço geográfico que leva o seu nome como homenagem, tem população estimada de 48.546 pessoas (habitantes).

Antes de receber o nome de Coelho Neto, a cidade tinha o nome de curralinho e só apenas em 1934 o nome foi trocado para “Coelho Neto”.

A vários problemas na cidade, além de pouca informação sobre a mesma.

Não apenas, no Maranhão, mas existe um bairro no Rio de Janeiro, batizando com o nome do político, cronista, Coelho Neto.

Resenha

Cidade de Coelho Neto - MA

© 2017 feito por, Raphael Guedes e Gerson Costa. Todos os direitos reservados. Orgulhosamente criado por wix.com

  • w-facebook
  • Twitter Clean
  • w-flickr

RG

bottom of page